Home » Eventos » 14ª EDIÇÃO DO FESTIVAL CHORANDOSEMPARAR HOMENAGEIA GAROTO, O GÊNIO DAS CORDAS

14ª EDIÇÃO DO FESTIVAL CHORANDOSEMPARAR HOMENAGEIA GAROTO, O GÊNIO DAS CORDAS

14ª EDIÇÃO DO FESTIVAL CHORANDOSEMPARAR HOMENAGEIA GAROTO, O GÊNIO DAS CORDAS


O ChorandoSemParar chega à sua 14ª edição tendo como homenageado in memoriam um dos maiores músicos brasileiros de todos os tempos: Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto.
Habitualmente refere-se a Garoto como “violonista”, mas a verdade é que ele foi – como expresso no subtítulo da edição – um O Gênio das Cordas, um multiinstrumentista que além do violão, tocava também banjo, cavaquinho, bandolim, violão tenor, guitarra elétrica, guitarra havaiana e guitarra portuguesa). Isto sem falar de sua excepcional qualidade como compositor.
Garoto morreu cedo, não tinha ainda completado 40 anos, mas deixou uma grande herança, que a cada dia se mostra maior e vem sendo redescoberta pelas
novas gerações. A obra de Garoto é o norte principal de toda a programação fonte do ChorandoSemParar 2017, que acontece em São Carlos de 4 a 10 de Dezembro, com entrada franca para todas as atividades.
O convidado homenageado será o violonista Paulo Bellinati, músico de importância fundamental na redescoberta de Garoto, de sua obra para violão e como compositor.
Uma semana cheia de atrações – Paulo Bellinati – que, vale mencionar, participou da 1ª edição do ChorandoSemParar, em 2004 – fará o show de abertura do festival.
Em duo com a também violonista Cristina Azuma, ele toca no Teatro Municipal de São Carlos, na segunda-feira 4 de Dezembro, às 20 horas. No repertório, naturalmente, algumas das peças que são o crème de la crème da obra de Garoto.
Ao longo da semana, a programação do 14º ChorandoSemParar tem várias outras atrações. Na terça dia 5, às 20 horas, no Teatro Florestan Fernandes, da UFSCar, os músicos Alessandro Penezzi, Toninho Ferragutti e Ricardo Herz fazem show-tributo ao Trio Surdina – conjunto formado por Garoto em 1952 que marcou época com um trabalho que inovou a nossa música instrumental, e antecipou a bossa nova.
Destaques na programação são também as palestras, bate-papos e rodas de conversa. Na quarta dia 6, no Centro Cultural Espaço 7, às 19 horas, o luthier Lineu
Bravo fala sobre a arte de fazer violões e sobre a sonoridade do violão tenor, o instrumento mais característico de Garoto. Logo depois, às 20h30, a produtora e pesquisadora especializada em música brasileira Myriam Taubkin conversa sobre a modernidade de Garoto. E no dia seguinte, quinta dia 7, às 20 horas, no Teatro ICMC USP, quem fala sobre o legado de Garoto é o compositor e violonista Guinga. Na sexta dia 8 e no sábado dia 9 eventos diversos acontecem no Sesc São Carlos e na Praça XV. Entre eles, uma atividade infantil, “Garoto para a Garotada”, com o grupo Choro Enturmado, um show com o quarteto do guitarrista norte americano Mark Lambert, que vai tocar apenas composições de Garoto, em arranjos com toques jazzísticos.
O programa do último dia do evento, domingo 10 de Dezembro, é, como sempre, o ponto alto do ChorandoSemParar. É quando acontece na Praça XV a incrível maratona musical, que começa às 10 horas da manhã e vai até 10 horas da noite – doze horas de “música-sem-parar”!
Dezesseis atrações se revezarão ininterruptamente no palco, para que a música não pare. Entre elas, três orquestras: a anfitriã Orquestra Experimental da UFSCar, a Big Boom Orchestra, big band que vai apresentar o repertório de Garoto em arranjos para metais, e a Orquestra Popular de Paraty, grupo instrumental criado na cidade que a partir de 2018 passa a receber o ChorandoSemParar. Completam a programação, entre outros, Caixa Cubo Trio, Ricardo Herz, Nicolas Krassik, Mestrinho, Thadeu Romano, Renato Anesi Trio e Thiago Espírito Santo & Sílvia Goes.

Programação completa e informações sobre todas as atrações do 14º
ChorandoSemParar em chorandosemparar.com.br.
14º CHORANDOSEMPARAR – Edição GAROTO, O GÊNIO DAS CORDAS
São Carlos, 4 a 10/12/2017
Homenageado em memória: GAROTO (ANÍBAL AUGUSTO SARDINHA)
Convidado homenageado: PAULO BELLINATI
FICHA TÉCNICA
Realização
Projeto Contribuinte da Cultura da UFSCar, Universidade Federal de São Carlos, FAI-UFSCar,
Prefeitura Municipal e Sesc São Carlos, juntamente com patrocinadores e apoiadores.
Leis de incentivo à cultura
Ministério da Cultura – Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura – ProAC
Concepção e direção
Fátima Camargo
www.chorandosemparar.com.br
Projeto Contribuinte da Cultura – FAI/UFSCar
Tels. (16) 3501-4703 & 3307-5691
contribuinte.cultura@ufscar.br



Deixe seu Comentário