Home » São Carlos e Região » 29 DE JUNHO | DIA DE SÃO PAULO E SÃO PEDRO

29 DE JUNHO | DIA DE SÃO PAULO E SÃO PEDRO

O Dia de São Pedro e São Paulo é celebrado em 29 de junho e marca as festividades típicas da Igreja Católica, em honra ao martírio dos dois apóstolos. A festa de São Pedro é uma das mais comemoradas nas chamadas “festas juninas”. Normalmente, nestas celebrações são feitas quermesses, arraiás e grande fogueiras, assim como acontece no Dia de São João.


A origem dessa celebração é muito antiga e, supostamente, ocorre em 29 de junho pois teria sido a data do aniversário de morte e do translado das relíquias de ambos os santos. As festas juninas são comemoradas durante todo o mês, de 1 a 30 de junho, em honra a três santos: Antônio, João e Pedro.


Apesar de hoje estar embasado num forte teor cristão, a origem das festas juninas é pagã. O mês de junho é final da primavera e começo do verão no hemisfério norte e o dia 24 é o solstício de verão no hemisfério norte, quando os povos promoviam festas para pedir fartura nas colheitas. Assim, a Igreja Católica introduziu nelas o caráter religioso. Fez isso aproveitando os dias dos santos mais populares que são comemorados no mês de junho. Primeiro com São João e São Pedro, e mais tarde, com Santo Antônio.

Imagem: Festa Junina no Auditório da Radio São Carlos, 1960. Apresentação do “Programa Caipira”, com o animador Syllas da Silva Rosa e Maria de Lourdes na extrema direita da imagem. (Acervo APH-FPMSC)

PraCegoVer foto em preto e branco mostrando um grupo de crianças posando para o fotógrafo. Todos estão caracterizados com roupas típicas das festas juninas, Do lado direito, vê-se o animador Syllas da Silva Rosa e Maria de Lourdes junto ao microfone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*