Home » Eventos » Alexandre Roit apresenta o espetáculo O Senhor das Chaves em São Carlos

Alexandre Roit apresenta o espetáculo O Senhor das Chaves em São Carlos

O Senhor das Chaves em São Carlos

Com direção de Pedro Pires e dramaturgia e assistência de direção de Rodrigo Matheus, O Senhor das Chaves, espetáculo solo de Alexandre Roit, idealizado por ele e voltado para o público infantil, traz técnicas circenses e de contação de histórias que colaboram para ativar o imaginário dos pequenos espectadores, colocando-os também como narradores ou até personagens das mais incríveis fábulas.

A apresentação acontecerá no dia 16 de abril às 19h30 no ComDança Centro de Movimento e a entrada será gratuita.

 ComDança – Centro de Movimento atua na área da dança há mais de 10 anos na cidade de São Carlos e está agora com uma sede e instalações novas mais adequadas para a promoção das mais diversas atividades culturais. Nossa convicção é a de transformar este lugar em um espaço multicultural para a formação e o aprimoramento técnico e que integre as mais diferentes expressões artísticas através de atividades como palestras, shows, exibições de filmes, exposições de arte e fotografia, apresentações de dança, música e teatro. A direção da escola tem o objetivo de proporcionar um espaço para suprir a falta de alternativas públicas para realizar eventos artísticos e culturais e, com isso, contribuir com a ampliação da produção cultural nas mais diferentes vertentes em nossa cidade.

Para quem não lembra ou não sabe, Roit é cofundador do grupo Parlapatões, Patifes &Paspalhões, mas que de 2002 para cá resolveu seguir sua carreira solo e tem feito inúmeras viagens pelo Brasil e América Latina fazendo o que melhor sabe fazer: atuar.

Em mais de uma década de trabalho, elegeu a rua como seu palco: fez Pelada na Rua em 2004 e Quixote em 2005 e continua, nesses anos todos, a circular por várias cidades e países com seus espetáculos. Agora, no inédito O Senhor das Chaves, Alexandre Roit transpõe sua atuação artística para dentro do teatro, para a sala de espetáculo. O ator acumula também, há oito anos, a função de criador e coordenador da Mostra Latino-Americana de Teatro de Rua, realizada anualmente pela Cooperativa Paulista de Teatro.

A peça tem direção de Pedro Pires a partir do argumento de Alexandre Roit, dramaturgia de Rodrigo Matheus e conta com o apoio do Programa de Ação Cultural do Governo de São Paulo – Proac ICMS.

O Senhor das Chaves

Na história levada ao palco por Alexandre Roit, um velho marinheiro aparece, mas não se sabe de onde. Bastante atrapalhado, tem dúvidas do que faz ali e quem são as pessoas sentadas à sua frente. Ele provavelmente perdeu a memória, mas o público vai ajudá-lo a recuperá-la.

Existem no palco vários baús, e dentro deles muitos objetos: instrumentos musicais, pedaços de cordas, tecidos – que o fazem recordar várias histórias: a de um pescador que conheceu uma sereia, um outro pescador que conheceu um gigante que morava numa ilha que afunda e aparece num lugar diferente, e ainda outro pescador que esteve em Atlântida. Entre uma história e outra, ele tem lapsos de memória, voltando sempre ao ponto de partida, como se tivesse acabado de chegar àquele lugar.

Ao final, resta ao público a dúvida: seria ele mesmo o pescador das histórias que contou? Seriam aquelas histórias verdadeiras, ou fruto da sua imaginação?

Talvez isso não importe. Talvez o que nos interessa seja levar aquelas histórias conosco, como lembrança de um mundo em que, mesmo que as coisas sejam inventadas, não quer dizer que não sejam verdade.

O Senhor das Chaves em São Carlos
SERVIÇO

O Senhor das Chaves

Dia: 16/04/2015

Local: ComDança Centro de Movimento

Endereço: Rua General Osório, 155 – centro (próximo ao Poupatempo)

Telefone: (16) 3413-4979

Horário: 19h30

Duração: 50 minutos

Recomendação: Livre

Entrada Gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*