Home » São Carlos e Região » COMUNICAÇÃO INTERNA ENTRE GUARDA MUNICIPAL E SAMU É AGILIZADA PARA MELHOR ATENDER A POPULAÇÃO

COMUNICAÇÃO INTERNA ENTRE GUARDA MUNICIPAL E SAMU É AGILIZADA PARA MELHOR ATENDER A POPULAÇÃO

O Centro Operacional da Guarda Municipal de São Carlos conta agora com uma base de rádio interligada, em tempo real, com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O sistema agiliza a comunicação interna entre a corporação e o serviço de urgência.

Na última sexta-feira (15), o secretário de Saúde, Caco Colenci e o diretor de Política Institucional da Secretaria de Governo, Samir Gardini, estiveram no Centro Operacional para verificar juntamente com o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki, como está o funcionamento do sistema. “Com a base de rádio do SAMU aqui na nossa Central conseguimos trocar informações com maior rapidez, sem necessidade de uma linha telefônica, também conseguimos acompanhar as ocorrências em tempo real”, explicou o comandante.

Samir Gardini disse que essa integração já faz parte do Centro Integrado de Monitoramento e Inteligência (CIMI), projeto que prevê a criação e implementação de salas de situação com estratégias de articulação entre as instituições públicas. “O CIMI terá vários eixos, desde meio ambiente, trânsito, infraestrutura da cidade, Defesa Civil, segurança pública, passando pelo serviço móvel de urgência”, explicou o diretor.

Já o secretário de Saúde ressaltou que essa comunicação contribui com a melhoria no atendimento da população, porém que é uma ferramenta somente interna entre as bases do SAMU e Guarda Municipal. “Quem necessitar do serviço móvel de urgência deve ligar sempre diretamente no SAMU, pois lá terá o atendimento inicial do médico regulador, profissional que faz a triagem, distribui e monitora o socorro de forma efetiva, com recursos apropriados, de acordo com o interrogatório sistematizado”, alerta Caco Colenci.

O SAMU atende pacientes que necessitem de atendimento de urgência e emergência na residência, no local de trabalho e na via pública. Para chamar o SAMU basta ligar 192. A equipe presta atendimento no menor tempo possível já no local, ainda fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e diminuindo sequelas. O SAMU oferece o direcionamento do paciente para o serviço mais próximo e adequado, assim a equipe que está na ambulância ganha tempo (diminui o tempo/resposta), o que é crucial em emergências.



Deixe seu Comentário