Home » São Carlos e Região » DIA “D” DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO IMUNIZA 20% DO PÚBLICO ALVO

DIA “D” DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO IMUNIZA 20% DO PÚBLICO ALVO

No último sábado (4) teve início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo que será realizada até o próximo dia 31 de agosto. Esse ano no estado de São Paulo a campanha começou com um dia “D” de mobilização, com atendimento nas unidades básicas e de saúde da família durante todo o sábado.

Em São Carlos foram aplicadas 2.252 doses contra a Poliomielite (20,37%), sendo que 495 doses foram aplicadas em crianças com 1 ano, 579 doses em crianças de 2 anos, 614 doses nos pequenos com 3 anos e 564 doses na faixa etária de 4 anos. Já contra o Sarampo foram aplicadas 2.245 doses (20,31%), 490 doses foram aplicadas em crianças com 1 ano, 579 doses em menores de 2 anos, 614 em crianças de 3 anos e 562 em crianças de 4 anos.

Kátia Spiller, chefe da Vigilância Epidemiológica, afirma que para chegar a 100% de cobertura vacinal é necessário vacinar 11.053 crianças no total. “Ainda falta mais de 6.500 crianças, porém a Campanha vai até o final de agosto, sendo que no sábado, dia 18 de agosto, realizaremos mais um dia “D” de mobilização, portanto os pais tem tempo para levar os filhos em alguma unidade de saúde. É importante levar a carteira de vacinação, pois dessa forma já aplicamos os imunobiológicos em atraso, atualizando as vacinas das crianças”, reforça a chefe da Vigilância Epidemiológica.

Contra a pólio as vacinas devem ser aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de idade, sendo que nessa fase a vacina aplicada é a injetável. Aos 15 meses e aos 4 anos (até quatro anos, 11 meses e 29 dias) as crianças devem receber o reforço por meio da famosa gotinha.  Contra o Sarampo são duas doses, a primeira aos 12 meses (tríplice viral – sarampo, caxumba e rubéola)e a segunda aos 15 meses (tetraviral – rubéola, caxumba, sarampo, varicela).

Em São Carlos as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s) funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*