Home » São Carlos e Região » Equipamento da Radioterapia marca investimento em tecnologia de ponta

Equipamento da Radioterapia marca investimento em tecnologia de ponta

Santa Casa e o Centro de Radioterapia de São Carlos inauguram aparelho inédito no interior paulista

O acelerador linear UNIQUE é o quinto equipamento instalado no Estado de São Paulo e a Santa Casa de São Carlos em parceria com o Centro de Radioterapia está dentro desta estatística com o lançamento do instrumento, que é o primeiro instalado no interior paulista a oferecer técnica inovadora RapidArc no tratamento do câncer a pacientes tanto do Sistema Único de Saúde (SUS) como aos convênios e particulares, sem distinção.

unnamed (1)

Acelerador linear UNIQUE é o primeiro a ser instalado no interior paulista com nova tecnologia no combate ao câncer

unnamed

Equipamento do Centro de Radioterapia da Santa Casa de São Carlos é pioneiro na terapia RapidArc, uma inovação no combate ao câncer

O lançamento do acelerador linear UNIQUE acontece amanhã, 30, às 18 horas no Centro de Radioterapia, localizado na área Norte da Santa Casa, Rua Maestro João Seppe, s/nº, ao lado do CIDI (Centro Integrado de Diagnóstico por Imagem).

O provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, identifica no pioneirismo a importância social de se instalar alta tecnologia a favor da saúde.

“Diante da abrangência proporcionada pela tecnologia de ponta no tratamento do câncer, outras cidades, que estão fora da região de São Carlos, têm buscado os serviços de saúde da Santa Casa para proporcionar aos pacientes novas terapias oncológicas”.

Na avaliação dos médicos e diretores do Centro de Radioterapia de São Carlos, João Victor Savajoli e José Carlos da Cruz o investimento em tecnologia de ponta faz parte da filosofia da clínica, na busca por inovação e melhor acolhimento do paciente.

Para Savajoli, dois pontos merecem destaque e justificam o investimento no acelerador linear UNIQUE. “Em primeiro lugar é importante ressaltar o aumento quantitativo de atendimentos que o equipamento é capaz de realizar. Isso indica que mais pacientes terão acesso ao tratamento, em um País que há uma escassez de máquinas que realizam radioterapia.

Outro ponto é a qualidade que o UNIQUE traz ao ser menos invasivo e conseguir atingir o foco da doença com maior precisão”, relatou ao ressaltar que com o acelerador linear os efeitos colaterais provocados pela radioterapia diminuem, e com isso, aumenta a qualidade de vida do paciente.

Na avaliação de Savajoli, o equipamento inova ao oferecer um tratamento com recursos modernos e a tecnologia mais sofisticada, até o momento.

Para Cruz, essa tecnologia desenvolvida pela Varian, empresa líder no segmento, possibilita eficácia no tratamento ao oferecer a dosagem correta em torno do tumor, poupando significativamente, as áreas não afetadas pela doença, além de ser um tratamento extremamente rápido.

“O UNIQUE traz a técnica conhecida como Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT – sigla em inglês) e permite uma localização mais precisa do alvo, através de um conjunto de imagens eletrônicas em tempo real”, explicou ao relatar que ao se ter um foco mais nítido, protege-se os órgãos ao redor do tumor que estão sadios.

De acordo com o médico rádio-oncologista e coordenador do Centro de Radioterapia, Flávio Guimarães a tecnologia RapidArc oferecida pelo equipamento, possibilitará eficácia na conformação de dosagem em torno dos volumes-alvos, e poupará significativamente os órgãos normais adjacentes em um tratamento extremamente rápido.

TRAJETÓRIA 

Há oito anos o Centro de Radioterapia de São Carlos atua no segmento oncológico

O Centro de Radioterapia de São Carlos, instalado na área Norte da Santa Casa de São Carlos completa em 2015 oito anos de atividade no tratamento de terapias oncológicas.

A trajetória da equipe dirigida pelos médicos João Victor Savajoli e José Carlos da Cruz veio ao encontro do Plano Diretor da Santa Casa em consolidar o tratamento oncológico na cidade.

Nos últimos três anos contabilizaram 1.213 atendimentos no Centro de Radioterapia de São Carlos, sendo que mais da metade, exatos 677 atendimentos foram pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*