Home » São Carlos e Região » Escola Municipal de Ibaté promove palestra sobre primeiros socorros

Escola Municipal de Ibaté promove palestra sobre primeiros socorros

A informação é o ponto de partida para a prevenção de acidentes. Pensando assim, a Escola Municipal “Julio Benedicto Mendes” promoveu uma palestra na última sexta-feira, 15, sobre situações de risco que podem ocorrer nos ambientes doméstico e escolar.

O cabo Abimael Gonçalves Ramos do Corpo de Bombeiros de São Carlos orientou e mostrou para os alunos, professores e funcionários como acontecem alguns dos acidentes mais registrados e ensinou como evitá-los.

Segundo o Diretor Alexandre Moraes Gaspar a principal finalidade foi contribuir para minimizar as possibilidades de acidentes e estimular a autonomia dos profissionais e dos alunos para os primeiros cuidados em situações de urgência e emergência. “Sabemos que tanto os adultos quanto as crianças podem vivenciar situações de emergência por causa de acidentes ou lesões. É muito importante que os professores e os funcionários tenham um conhecimento básico de primeiros socorros. Além de tranquilizar a criança, um docente ou um funcionário treinado saberá como proceder até a chegada do socorro especializado”, comentou Gaspar.

O evento contou com a presença da vereadora Regina Célia Alves de Queiróz e da funcionária da Biblioteca Lucia Donatoni e despertou nos alunos o senso de atuação em primeiros socorros e a importância de agir de forma correta e com eficácia, mantendo a concentração e a calma em situações de emergência.

Para o diretor da Unidade de Ensino as escolas e os professores têm um papel importante na promoção da saúde e na prevenção de doenças e acidentes entre crianças e adolescentes no âmbito escolar. “Em muitas situações, a falta de conhecimento acarreta em inúmeros problemas como estado de pânico ao ver a vítima, manipulação incorreta e solicitação desnecessária do socorro especializado em emergência. É nesse contexto que se torna importante o conhecimento sobre primeiros socorros entre professores e funcionários. A escola deve ser protagonista nas ações de proteção da saúde e do bem-estar, sendo responsável pela idealização e manutenção de planos de segurança com o intuito de reduzir o número de acidentes, garantindo dessa forma um local protegido para brincadeiras e atividades. Apesar dos alunos terem pouca idade, é necessário que saibam as noções básicas de primeiros socorros. Essa orientação é de fundamental importância para a formação integral dos alunos como cidadãos”, destacou Gaspar.

Para o Prefeito José Luiz Parella (PSDB) é importante que o tema seja trabalhado e discutido dentro do ambiente escolar. “O ambiente escolar é o local onde passamos boa parte da vida, por isso é necessário que nossos professores e funcionários estejam aptos a prestar um atendimento a fim de assegurar e preservar a vida dos alunos. Eventos como esse podem fazer a diferença! Além disso, os alunos ao chegarem em suas casas realizam um importante papel, que é de multiplicar as informações que aprenderam na escola. Parabéns para a direção e coordenação da escola Julio Mendes”, finalizou o chefe do Executivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*