Home » São Carlos e Região » JUCA promoveu aquecimento da economia, geração de empregos e deixa seu legado à instituições de São Carlos

JUCA promoveu aquecimento da economia, geração de empregos e deixa seu legado à instituições de São Carlos

O resultado positivo da primeira realização em São Carlos dos Jogos Universitários de Comunicação e Artes, o JUCA, não poderia ser diferente. Em apenas quatro dias de realização (28,29,30 de abril e 1° de Maio), foram injetados na economia local mais de R$ 6 milhões de reais, movimentando em torno de 59 setores como transporte, lojas, bares, restaurantes, padarias, postos de combustíveis, rotisseries, postos de combustíveis, lanchonetes, serviços autônomos (segurança, limpeza), hotéis e etc.

Em torno de 1.000 trabalhadores são-carlenses tiveram a oportunidade de uma renda extra e, em muitos casos, um valor que supera o trabalhado em um mês. Além disso, as instituições de ensino que serviram de alojamento para parte dos universitários, receberam contrapartidas que foram desde brinquedos, fardos de sulfite, coleções de gibis, recursos para hortas à investimentos para reformas e reativação de benfeitorias, como foi o caso da EMEB Carmine Botta que, com a ajuda dos participantes dos jogos universitários, teve a reativação de sua piscina de recreação como um presente pelos seus 26 anos de fundação.

A piscina, que estava inativa há anos, agora será utilizada pelos cerca de 1.200 alunos que a frequentam, os quais se mostraram eufóricos com a oportunidade de mais essa atividade na escola. A Escola Municipal de Educação Básica Afonso Fiocca Vitali – CAIC do Cidade Aracy -, por sua vez, teve a manutenção de sua rede de esgoto custeada pela organização, além de receber em doação, 3.000 unidades de achocolatado (Nescau) e 30.000 folhas de sulfite.

A CEMEI Octavio de Moura recebeu brinquedos e 25.000 folhas de sulfite; EMEB Angelina Dagnone de Mello ganhou gibis para uso pedagógico e 25.000 folhas de sulfite; EMEB Antonio Moruzi por sua vez recebeu recursos financeiros para serem investidos em sua horta e assim aconteceu com todas as instituições escolares.

Finalizados os jogos não se identificou nenhum prejuízo ou dano ao patrimônio público, mas ao contrário: todos os prédios receberam limpeza geral e a manutenção necessária (custeadas pela organização) e foram entregues em condições iguais ou melhores do que encontradas.

O incentivo ao esporte, o envolvimento da população, a integração entre universitários, a formação de talentos e a descoberta de novos atletas formam outros aspectos positivos de Jogos Universitários, que expõem e ressaltam a qualidade da estrutura esportiva que a cidade de São Carlos possui [aliás, essa é uma cidade universitária e são eles, os universitários, os responsáveis por boa parte da economia local.

Com relação a possíveis posicionamentos contrários à realização desse tipo de evento na cidade, temos a ciência de que não são a maioria. Barulho, bagunça? Vivemos numa sociedade tão intolerante que até mesmo uma inocente festa infantil perturba por promover barulho e agitação, não seria diferente mediante a presença de universitários. Mas a resposta a esse tipo de situação é dada pelos benefícios acima citados e que abrangem a uma coletividade e não a um ou dois que são contra os jogos.

São Carlos está prestes a sediar os 62º Jogos Regionais do Estado de São Paulo, um evento de extrema importância para a cidade e que trará muitos benefícios a serem usufruídos pela população. Vale dizer que os precedentes para ser a sede deste grandioso evento, foram abertos pelos Jogos Universitários que reafirmaram às autoridades do Estado, a capacidade de São Carlos.

Enfim, seu JUCA reafirma o seu respeito e o seu agradecimento à São Carlos e seu povo.

 

25 ANOS DE JUCA – Os Jogos Universitários de Comunicações e Artes de São Paulo é um campeonato esportivo universitário disputado anualmente por alunos dos cursos de comunicação ou artes das oito atléticas filiadas, sendo elas: AAA da Escola de Comunicação e Artes Osmar Santos, da Universidade Anhembi-Morumbi; AAA Belas Artes, da Faculdade de Belas Artes de São Paulo; AAA Paulista 900, da Faculdade Cásper Líbero; AAA Lupe Cotrim ECA-USP, da Escola de Comunicações e Artes da USP; AAA de Comunicação e Artes Mackenzie, da Universidade Presbiteriana Mackenzie; AAA Raí Souza Vieira de Oliveira, da Universidade Metodista de São Paulo; AAA de Comunicação e Artes PUC-Campinas, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas; AAA de Comunicação PUC-SP, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP;

Durante os quatro dias de sua realização, atletas representando essas instituições participaram de competições esportivas em dez modalidades oficiais: basquete, futebol de campo, futsal, handebol, natação, rugby, tênis, tênis de mesa, vôlei e xadrez, que aconteceram nos complexos esportivos são-carlenses, abertos à participação da comunidade local.

Na sua 25ª. edição, sagrou-se campeã a Atlética Grifo UAM, da Anhembi Morumbi. A classificação geral pode ser conferida na página oficinal do JUCA, no Facebook: https://www.facebook.com/jucaoficial

2 comentários

  1. Ano passado a escola o de sou professor (Emeb Arthur Natalino Deriggi) também recebeu universitarios. O resultado foi desastroso. A escola foi depredada, as crianças encontravam notícias de maconha, camisinha usadas e garrafas de bebida por toda a escola. Por decisão do Conselho Escolar ficou resolvido que não receberiamos mais estudantes para jogos aqui. Espero que realmente as escolas tenham sido entregues conforme descrito na matéria.

  2. Ano passado a escola onde sou professor (Emeb Arthur Natalino Deriggi) também recebeu universitarios. O resultado foi desastroso. A escola foi depredada, as crianças encontravam bitucas de maconha, camisinha usadas e garrafas de bebida por toda a escola. Por decisão do Conselho Escolar ficou resolvido que não receberiamos mais estudantes para jogos aqui. Espero que realmente as escolas tenham sido entregues conforme descrito na matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*