Home » São Carlos e Região » PROGRAMA ODONTOLÓGICO DESENVOLVIDO NA REDE É REFERÊNCIA EM CONGRESSO INTERNACIONAL

PROGRAMA ODONTOLÓGICO DESENVOLVIDO NA REDE É REFERÊNCIA EM CONGRESSO INTERNACIONAL

O programa de atendimento odontológico em ambiente hospitalar para pacientes com necessidades especiais desenvolvido no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em São Carlos, foi destaque nas atividades do Ministério da Saúde, no 36º Congresso Internacional de Odontologia (CIOSP), realizado entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro de 2018, no Expo Center Norte.

O CIOSP é o maior congresso de odontologia do Brasil e um dos maiores do mundo. O evento promove a troca de experiência entre especialistas, estimula parcerias, apresenta novidades e inovações na área da odontologia.

Dentro das atividades,lideranças da saúde pública se reuniram para discutir os avanços e desafios da saúde bucal no país. A cirurgiã dentista, Daniela Gonçalves da Costa, supervisora do CEO, apresentou o programa “Atendimento hospitalar para pacientes com necessidades especiais – uma experiência municipal”. “Fomos convidados pelo Ministério da Saúde para falar sobre nossa experiência de sucesso no tratamento odontológico em ambiente hospitalar para portadores de necessidades especiais que não permitem atendimento clínico ambulatorial e para casos mais graves”, contou Daniela.

O atendimento começa na Atenção Básica (UBS, USF, APAE e Melhor em Casa), onde o paciente é identificado e referenciado para o CEO. Depois da avaliação do médico do Centro são solicitados exames laboratoriais e de imagem como raios-X panorâmico, de tórax, tomografia e eletrocardiograma (ECG). Também é feito uma avaliação com anestesista. Os exames vão indicar a necessidade de internação para a realização do procedimento cirúrgico.

Segundo o secretário de Saúde, a participação do município no maior congresso da área odontológica demonstra o potencial do município na área da saúde. “Nossa rede tem muitas práticas exitosas que colocam a cidade na vanguarda dos serviços prestados. Demonstramos que o SUS em muitos casos dá certo, principalmente, com a qualidade dos profissionais que trabalham na saúde pública da cidade”, disse Caco Colenci.

Lembrando que para realizar o atendimento odontológico especializado no CEO, o usuário precisa ser referenciado depois de já ter feito todos os procedimentos do limite de atuação das unidades de saúde da Atenção Básica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*