Home » São Carlos e Região » SÃO CARLOS SOBE 29 POSIÇÕES NO MUNICÍPIO VERDE AZUL

SÃO CARLOS SOBE 29 POSIÇÕES NO MUNICÍPIO VERDE AZUL

 

A cidade de São Carlos ficou na 133ª posição no Município VerdeAzul. O Ranking Ambiental 2017 do Estado de São Paulo foi anunciado na tarde desta quarta-feira (13), pelo vice-governador Márcio França, em São Paulo, durante a comemoração de 10 anos do Programa Município VerdeAzul (PMVA).

São Carlos alcançou 55,87 pontos ficando em 133ª entre os 488 municípios participantes. Na ultima participação, a cidade estava em 162ª. “A melhor colocação significa parte do esforço que a Prefeitura de São Carlos está fazendo para melhorar cada vez mais as condições ambientais da cidade. Esse esforço nos remeteu a uma melhor pontuação no Município VerdeAzul e nos esperamos nos próximos anos ficar entre os cinquentas melhores no Estado de São Paulo”, afirmou prof. José Galizia Tundisi, secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

Durante a divulgação, o vice-governador destacou que São Paulo é um Estado referência na área ambiental. “Mais de 50% da nossa energia são renováveis. A gente tem quase 20% do nosso território, mesmo sendo um território pequeno perto de alguns estados brasileiros, temos quase 20% de mata nativa do nosso Estado. E, somos um dos estados mais desenvolvidos do mundo”, disse Márcio França.

O ranqueamento é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à Prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

Em 2017 houve novidades para os municípios que aderiram ao PMVA, com duas pré-certificações, que aconteceram em junho e setembro, além da participação nos encontros do Ambiente Móvel.  O Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e ações sustentáveis. O primeiro Ranking Ambiental do PMVA foi anunciado em 2008.

Programa – Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As ações compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente.

A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade. E ao fim de cada ciclo publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

*com informações da assessoria de imprensa do Governo do Estado.



Deixe seu Comentário