Home » São Carlos e Região » Saúde mental: Você está em um relacionamento abusivo?

Saúde mental: Você está em um relacionamento abusivo?

Um relacionamento abusivo é aquele que de alguma forma gera prejuízos a um dos lados, onde um é nutrido pelo excesso de controle sobre o outro. Muitas vezes é estimulado pelo sentimento de posse, atribuindo o outro como propriedade. Dessa forma, não necessariamente se trata de uma relação amorosa, podendo ser uma relação parental, profissional , de amizade e outras.

Os prejuízos que podem ser provocados por esse tipo de relacionamento são diversos, mas se encontram nessas categorias:

– Psicológicos: Humilhações, insultos, ameaças e chantagens com intuito de manipular a situação a seu favor e diminuir o outro lado.

– Físicos: Agressões físicas como tapas, socos e chutes, buscando a imposição por meio da força.

– Sexuais: Imposição de ações que a outra parte não gosta, proibição do uso de contraceptivos e camisinha ou forçar a relação sexual.

– Morais: Difamação, calúnia e injúria, não só prejudicando a pessoa, mas as outras relações em que se insere, podendo provocar isolamento.

– Patrimoniais e econômicas: Submissão por meio do controle do dinheiro, proibindo o outro de trabalhar ou comprar e também destruindo seus bens.

A dificuldade em identificar e sair de um relacionamento abusivo está ligado a sutileza que os sinais se iniciam, começando com ciúmes ou com a restrição de roupas, que inicialmente são categorizadas como zelo e carinho, mas que gradativamente vão se tornando mais agressivos e impositivos. Esse quadro faz com que a vítima não enxergue ou não tenha coragem de deixar o parceiro, muitas vezes por medo das consequências.

Para identificar se está em um relacionamento abusivo, é necessário estar atento aos mínimos sinais de tentativa de controle de seu parceiro. Algumas atitudes muitas vezes podem ser consideradas comuns e perdoados pela vítima por suposto arrependimento do parceiro, porém não são! Fique atento a proibições, restrições, imposições e tentativas de isolamento de outras relações, principalmente as amizades.

Em casos de violência, seja ela qual for, entre em contato com a Delegacia da Mulher de sua região.

Apoio: Amil Dental Planos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*