Home » São Carlos e Região » SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAL LANÇA O PROGRAMA BEM ESTAR E SAÚDE DO SERVIDOR

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAL LANÇA O PROGRAMA BEM ESTAR E SAÚDE DO SERVIDOR

A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal da Prefeitura de São Carlos realizou na tarde desta quinta-feira (5), no auditório da Fundação Educacional São Carlos (FESC), na Vila Nery, a abertura oficial da primeira fase do “Programa Bem Estar e Saúde do Servidor”, com a participação de funcionários da área da saúde.

Após a abertura com a participação do secretário de Saúde, Caco Colenci, do diretor presidente da FESC, Fernando Carvalho, e da servidora Aline Marques Santezi, da Seção de Acompanhamento de Saúde do Servidor, no ato representando a secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Helena Antunes, foi ministrada a palestra com o tema “Técnicas de Relaxamento e Auto-Relaxamento” pela professora Marluce Rios.

“Hoje iniciamos o Programa Bem Estar e Saúde do Servidor em sua primeira fase, começando pela Secretaria de Saúde, e atingindo os servidores das Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O programa tem como objetivo envolver todos os servidores da Administração Direta, dando ênfase na saúde do servidor, que julgamos ser a pessoa de extrema importância no contexto dos serviços prestados aos munícipes”, disse a servidora Aline Marques Santezi, transmitindo a mensagem da secretária Helena Antunes.

Para o secretário de Saúde o programa é importante para a qualidade de vida dos servidores. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde a saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade. A atuação profissional em saúde é uma das áreas em que o estresse e temas correlatos são estudados frequentemente, por isso dispositivos para amenizar os impactos desse estresse são essenciais”.

A Secretaria de Administração conta hoje com a Seção de Acompanhamento de Saúde do Servidor, que trata de questões administrativas dos afastamentos por motivo de doença, acompanhamento familiar e licença maternidade, porém atualmente o coração desta seção é o acompanhamento psicossocial voltado exclusivamente aos servidores municipais da administração direta. “Os servidores nos procuram espontaneamente ou vêm através da demanda de atestados ou chefias imediatas, e são atendidos e acompanhados pela psicóloga Marina Cunha e pela assistente social Deborah Oliveira”, explicou Aline Marques Santezi.

A Secretaria tem se esforçado para melhorar a comunicação com os servidores. Em 2017 foi criado, “O Servidor”, informativo oficial mensal de divulgação da SMAGP, editado com o apoio da Secretaria de Comunicação com o objetivo de levar informações relevantes aos servidores da administração direta e indireta da Prefeitura de São Carlos. A cada edição é apresentada uma Secretaria, autarquia ou seção, suas particularidades, equipe, projetos e importância para o município. Há ainda um espaço para a apresentação dos talentos dos servidores, do trabalho na Prefeitura, além de uma seção para dúvidas. Divulgado apenas por meio eletrônico, sem impressão, o que não onera os cofres públicos municipais.

No 2º semestre de 2017 a SMAGP deu início ao envio de mensagens via SMS aos servidores públicos municipais, criando uma linha direta de comunicação, possibilitando que o servidor receba informações de seu interesse de forma simples e rápida, como pagamento do salário, pagamento de férias, suspensão e liberação de vale transporte, atualização de cadastro de taxa rural e reembolso aos funcionários de vale transporte.

Anualmente a pasta promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT, por meio da Seção de Serviços Especializados em Medicina e Segurança do Trabalho e ano passado criou a I Semana de Cuidados com a Saúde do Servidor pela Seção de Acompanhamento de Saúde do Servidor. Também realizou um Mês de Cuidado com a Saúde do Professor, evento que atingiu todos os professores da Secretaria de Educação dentro do seu horário de trabalho, levando os temas de Saúde Mental e Relaxamento.

Como aconteceu na abertura, duas turmas participam simultaneamente do “Programa Bem Estar e Saúde do Servidor”, sendo uma na FESC da Vila Nery e outra na Vila Prado. Os encontros serão quinzenais e a previsão do término da primeira fase será dia 20 de julho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*