Home » Polícia » TENENTE CORONEL SAMIR GARDINI PEDE AO GOVERNO DO ESTADO VIATURA PARA A DEFESA CIVIL

TENENTE CORONEL SAMIR GARDINI PEDE AO GOVERNO DO ESTADO VIATURA PARA A DEFESA CIVIL

Tendo como meta ampliar a infraestrutura de trabalho da Defesa Civil em São Carlos, o tenente coronel Samir Gardini, diretor de Políticas Institucionais da Secretaria Municipal de Governo, participou na última quarta-feira, de uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para levar reivindicações do município.

 

Gardini se reuniu com a Cel. PM Helena Reis, Secretária de Estado Chefe da Casa Militar e Coordenadora Estadual da Defesa Civil. Durante o encontro Gardini solicitou uma nova viatura para a Defesa Civil de São Carlos.

Foi apresentado à Chefe da Casa Militar o relatório de atividades desenvolvidas pela Defesa Civil de São Carlos como a Oficina Preparatória para a Operação Estiagem (OPOE) que reuniu em São Carlos, no mês de maio, 26 municípios com a proposta de promover troca de experiências, promover a articulação e conscientização de toda a região em relação às ocorrências que acontecem no período de estiagem e como atuar em situações de emergência e desastres, principalmente envolvendo ocorrências de fogo em mata.

Samir explicou também para a Coordenação Estadual da Defesa Civil que a Defesa Civil de São Carlos apresentou neste mês na Câmara Municipal, o Plano de Contingências de Emergências de Verão e o Plano de Contingências de Emergências para o Inverno e Estiagem que reúne ações que devem ser adotadas em resposta a emergências ou desastres relacionados a um determinado cenário de risco, um protocolo que todos os municípios devem ter. Foi informado ainda, que a cidade possui o mapeamento das 11 áreas de risco que em casos de fortes chuvas e ventos, equipes poderão ser mobilizadas para o deslocamento e atendimento nos pontos críticos. A Defesa Civil também já instalou 33 placas de alertas para alagamentos em alguns pontos de risco da cidade com o objetivo de diminuir os transtornos com as chuvas, até que a Prefeitura consiga fazer as obras necessárias (previstas no Plano Diretor de Drenagem Urbana) para contenção de enchentes.

A Cel. Helena Reis ressaltou que os municípios são os responsáveis pelas ações preventivas e também de recuperação em casos de acidentes e desastres. O ato de o município ter interesse em melhorar a estrutura de sua Defesa Civil, participar dos eventos de capacitação promovidos pela Coordenadoria Estadual é muito importante. “Dentro daquilo que nos for possível nós vamos apoiar o município de São Carlos nas suas demandas e estamos sempre à disposição para orientar tanto na formação das defesas civis municipais quanto na capacitação, treinamento e por vezes nós conseguimos fazer em ações e obras emergenciais”, explicou a coronel Helena Reis.



Deixe seu Comentário