BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA É COMEMORADO NO GINÁSIO MILTON OLAIO FILHO COM ATO CÍVICO

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Comissão de Eventos, realizou a celebração do Bicentenário da Independência do Brasil com um ato cívico no Ginásio Milton Olaio Filho em parceria com representantes de organizações civis e militares da cidade.

 

Inicialmente o hasteamento das bandeiras seria realizado na Praça Coronel Salles. Mas por causa da chuva foi transferido para o Ginásio Milton Olaio Filho, onde cerca de 1.000 alunos da rede municipal de ensino e integrantes do Grupo de Escoteiros de São Carlos, da Ordem DeMolay, do Clube Desbravadores Leão de Judá, da Fundação Educacional São Carlos (FESC), da Escola de Música Maestro João Sepe, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, bandas da APAE, da ONG Nave Sal da Terra e do Tiro de Guerra, desfilaram e realizaram apresentações especiais.

 

O evento começou com a apresentação do Exército Brasileiro, realizada pelo Sargento Poli, Instrutor do Tiro de Guerra 02-035. Na sequência, várias bandas se apresentaram como da Nave Sal da Terra, da APAE, Banda Carlopolitana e do Tiro de Guerra.

 

A secretária de Educação, professora Wanda Hoffmann, disse que para comemorar o 7 de setembro neste ano que marca os 200 anos da Independência, outras atividades foram realizadas pela rede municipal de ensino. “Nas semanas anteriores à data comemorativa, as escolas organizaram internamente diversas atividades alusivas ao tema nas diferentes disciplinas em sala de aula, através de trabalhos escolares em grupo, cartazes, e outras atividades temáticas. Celebrar o bicentenário da Independência do Brasil é celebrar 200 anos da conquista da liberdade, direito fundamental e inalienável de qualquer Nação e de todos os seres humanos”, afirmou a secretária de Educação de São Carlos.

 

O vereador Robertinho Mori, autor da Resolução Nº 343, de 31 de agosto de 2021, que criou a Comissão de Estudos para organizar as festividades em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, falou da importância das comemorações. “É uma alegria ver o envolvimento de todos para a realização dessa festa cívica pelo Bicentenário. A comemoração deste ano de 2022 foi bastante esperada neste momento de retomada e ainda marcando o bicentenário da Independência do nosso país então, para nós brasileiros, é motivo de alegria”, disse o vereador.

 

Já o secretário de Governo, Netto Donato, que na ocasião representou o prefeito Airton Garcia, falou da mensagem que o prefeito deixou para os participantes. “O prefeito Airton Garcia não veio em virtude do tratamento renal pelo qual passa, porém deixou uma mensagem para todos. ‘Essa é a data mais importante em nosso país, pois remete simbolicamente a nossa consolidação como uma nação independente, dando início a um novo período econômico, cultural e histórico ao Brasil. A data faz parte da memória coletiva de todos nós brasileiros e deve, sim, ser celebrada com alegria e sentimento de amor ao país; renovando nosso sentimento de orgulho pela Pátria’”. O bicentenário da Independência é comemorado baseado em três pilares: liberdade para cada brasileiro, soberania para a nação e independência para todos.

 

Também participaram da solenidade os vereadores Ubirajara Teixeira (Bira), Marquinho Amaral e Cidinha do Oncológico, os secretários municipais de Segurança Pública, Samir Gardini, de Planejamento e Gestão, Bill Moreira, de Comunicação, Leandro Severo, de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano, de Infância e Juventude, Ana Paula Vaz, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Lucinha Garcia, de Saúde, Jôra Porfírio, de Serviços Públicos, Mariel Olmo, de Transporte e Trânsito, Paulo Luciano, de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Will Marques e Ester de Lucas, secretária interina de Agricultura e Abastecimento, a diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Leila Massarão, o diretor presidente da FESC, Reginaldo Godoy, o diretor da Defesa Cicil, Pedro Caballero, além do comandante da Guarda Municipal, Michel Yabuki, o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Rangel Moreira Gregório, o Major Comandante Fernando Marino Porto, do 38° Batalhão da Polícia Militar, e o diretor titular do CIESP, Marcos Henrique dos Santos.

 

(08/09/2022)

 

Galeria de imagens

Confira a notícia original BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA É COMEMORADO NO GINÁSIO MILTON OLAIO FILHO COM ATO CÍVICOEm São Carlos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.