CASA AMARELA É INAUGURADA NO DISTRITO DE SANTA EUDÓXIA

A nova unidade do Fundo Social já está com inscrições abertas para 3 cursos

A Prefeitura de São Carlos inaugurou nesta sexta-feira (02/09), em Santa Eudóxia, a Casa Amarela “Benedito Pinto dos Santos”, nova sede do Fundo Social de Solidariedade no distrito. No local, serão oferecidos cursos profissionalizantes, oficinas, repasse de cesta básica para famílias em vulnerabilidade social e cadastradas, agasalhos, cobertas, calçados e disponibilizado outros serviços e orientações para programas sociais.

 

Já estão abertas as inscrições para os cursos de Padaria Artesanal, Pizzas Doces e Salgadas e Técnicas Básicas em Confeitaria. No total, estão sendo oferecidas 48 vagas gratuitamente. “Investimos aproximadamente R$ 300 mil para reformar o local com apoio do prefeito Airton Garcia, porém o que vamos proporcionar aqui para os moradores do distrito vale muito mais. A partir de agora as pessoas não precisam mais se deslocar até o centro de São Carlos para se capacitar, facilitando, dessa forma, que mais pessoas participem”, disse a presidente do Fundo Social de São Carlos, Lucinha Garcia.

 

A presidente do FSS agradeceu a presença da família de Benedito Pinto dos Santos, homenageado do dia. “A denominação da Casa Amarela de Benedito Pinto dos Santos é uma lei de autoria do vereador Roselei Françoso, presidente da Câmara Municipal de São Carlos, e que emocionou muitas pessoas do distrito que conheceram o vigia que se mudou para  Santa Eudóxia pela primeira vez em 1933, sendo criado nas fazendas dos arredores. Agradeço a presença da dona Maria das Dores e os filhos Rosa, José Donizete, Luciana, Lúcio, Sebastião Carlos, Jorge Elias e Maria Inês.

 

“Meu pai se aposentou, retornou aqui para Santa Eudóxia e formou uma sociedade de amigos do distrito para lutar por melhorias para o local. Um homem simples que, com os conhecimentos adquiridos em São Paulo e com o apoio da minha mãe, venceu muitas batalhas em prol dos moradores como o aumento da circulação de ônibus, remuneração para os subprefeitos, vale-transporte para os idosos do distrito e energia elétrica para o Jardim Itararé. Também lutou pela rede de esgoto hoje instalada em 90% do distrito, batalhou e conseguiu a construção do velório municipal no distrito. Agradeço em nome da nossa família a homenagem”, disse a filha, Luciana.

 

Benedito Pinto dos Santos também se empenhou na luta pela construção da ponte sobre o rio Mogi Guaçu que ligaria Santa Eudóxia ao município de Luiz Antônio. No entanto, faleceu no dia 8 de julho de 1999, sem ver esse sonho realizado.

 

A Casa Amarela é uma importante edificação do distrito de Santa Eudóxia, construído no ano de 1900 para uso residencial. Entre 1937 e 1938 recebeu um tabelionato e um consultório odontológico. O imóvel possui características de transição entre a arquitetura tradicional colonial e a arquitetura eclética. Com pouca ornamentação, os destaques são o telhado bastante conservado, a cimalha e a marcação sobre as aberturas.

 

 

Participaram da inauguração as secretárias de Trabalho, Emprego e Renda, Danieli Favoretto Valenti, que na ocasião representou o prefeito Airton Garcia, de Educação, Wanda Hoffmann, de Infância e Juventude, Ana Paula Vaz de Oliveira dos Santos, o secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, o diretor presidente da Prohab, Walcinyr Bragatto, e o vereador Rodson Magno, representando a Câmara Municipal.

 

CONFIRA OS CURSOS QUE ESTÃO COM MATRÍCULAS ABERTAS EM SANTO EUDÓXIA:

 

– CURSO DE PADARIA ARTESANAL (12h/aula)

INSCRIÇÃO: 05/09/2022 a partir das 9h

Início Curso: 13/09/2022                

Término Curso: 22/09/2022         

Dias do Curso: Terça e Quinta feira

Turma A: 8h30 às 11h30

Turma B: 13h às16h

Vagas: 08 vagas por turma

 

– CURSO PIZZAS DOCES E SALGADAS (20h/aula)

INSCRIÇÃO: 05/09/2022 a partir das 9h

Início Curso: 19/09/2022                  

Término Curso: 13/10/2022         

Dias do Curso: Segunda e Quarta-feira das 14h às 17h

Vagas: 16

 

– CURSO TÉCNICAS BÁSICAS EM CONFEITARIA (40h) 

INSCRIÇÃO: início de outubro

Início Curso: 17/10/2022               

Término Curso: 30/11/2022         

Dias do Curso: Segunda e Quarta-feira das 14h às 17 horas

Vagas: 16

 

(02/09/2022)

 

Galeria de imagens

Confira a notícia original CASA AMARELA É INAUGURADA NO DISTRITO DE SANTA EUDÓXIAEm São Carlos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.