ESCOLAS MUNICIPAIS ESTÃO SENDO EQUIPADAS COM CÂMERAS E NOVOS ALARMES

21 unidades já receberam os novos equipamentos. Cada escola está recebendo de 8 a 10 sensores externos

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, está instalando câmeras e novos alarmes de segurança nos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIS) e nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’s).

 

Para munir todas as escolas com equipamentos de segurança foram investidos inicialmente R$ 494.999,97 e agora mais R$ 2,6 milhões com recursos da Secretaria de Educação para aquisição com serviços agregados, para administração, segurança e monitoramento. Na primeira etapa já foram atendidas 12 escolas, além dos Centros da Juventude Eliane Viviane, no Monte Carlo, Lauriberto José Reys, no Cidade Aracy, Piscina do Cidade Aracy e outros 6 prédios públicos.

 

Os Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIS) Amélia Meirelles Botta, Carminda Nogueira de Castro Ferreira, Dário Rodrigues, José Marrara, Nilson Aparecido Gonçalves, Regina Aparecida Lima Melchíades, João Paulo II, Victório Rebucci e nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’s) Ulysses Ferreira Picolo, Janete Maria Martinelli Lia, Alcyr Afonso Leopoldino e Arthur Natalino Deriggi já receberam os novos equipamentos.

 

“Hoje temos a tecnologia a nosso favor e temos equipamentos de última geração que estão sendo instalados progressivamente, por isso continuamos investindo recursos na aquisição desses sistemas de monitoramento que vão auxiliar a Guarda Municipal na proteção do patrimônio público e vão oferecer tranquilidade para a comunidade escolar porque as informações são disponibilizadas em tempo real para as ações de segurança e um controle mais eficaz  com o objetivo de combater a violência no espaço escolar e no seu entorno, evitando que nossas unidades escolares sejam arrombadas e seus bens furtados ou danificados”, ressalta a professora Wanda Hoffmann, secretária municipal de Educação.

 

A EMEB Angelina Dagnone de Mello e os CEMEIS Vicente Rocha Keppe, Vicente Botta, Osmar Stanley de Martini, Renato Jenssen, João Muniz, Benedita Sthal Sodré, Terezinha Massei e Maria Lúcia Marrara também já receberam os equipamentos, porém ainda estão em fase de instalação e testes, totalizando mais 9 escolas.

 

Também vão receber os equipamentos durante os próximos dias outras 43 escolas como os CEMEIS Olívia Carvalho, Julien Fauvel, Aracy Leite Pereira Lopes, Enedina Montenegro Blanco, João Jorge Marmorato, Maria Alice Macedo, Walter Blanco, Pedro Pucci, Carmelita Rocha Ramalho, Lauro Monteiro da Cruz, Ruth Bloen Souto, Maria Consuelo Tolentino, Dionísio da Silva, Antonio Cotrim, Antonio de Lurdes Rondon, Bento Prado de Almeida Ferraz, Bruno Panhoca, Benedito Aparecido Silva, Cecília Rodrigues, Dom Ruy Serra, Helena Dornfeld, Ida Vinciguerra, João Baptista Paino, José de Brito Castro, José de Campos Pereira, Juliana Maria Perez, Maria Luiza Peres, Monsenhor Alcindo Siqueira, Octávio de Moura, Paulo Freire, Santo Piccin, Dário Rodrigues, Marli de Fátima, Homero Frei, João Paulo II,Victório Rebucci e Cônego Manoel Tobias, além das EMEBS Afonso Vioca Fitalli, Antonio Stella Moruzzi, Carmine Botta, Dalila Galli, Maria Ermantina Tarpani, Janete Lia Martinelli e a EMEJA Altero Manjerona.

 

“Estamos instalando câmeras, sensores de monitoramento internos e externos, novos alarmes e sensores de fumaça. Cada unidade, dependendo do tamanho, está recebendo de 8 a 10 sensores externos. A partir do disparo do equipamento, as imagens são enviadas em tempo real para a Central de Monitoramento da Guarda Municipal que envia a viatura na hora para o local. Já nas escolas as imagens são gravadas 24h”, explica Evandro Gimenez Mione, diretor de Operações de Inteligência e Tecnologia da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

 

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, os equipamentos já estão contribuindo para a diminuição de furtos nas escolas. “Foi um pedido do prefeito Airton Garcia e que estamos executando integralmente. Todas as 61 unidades escolares serão equipadas, além de outros prédios públicos como o do Museu da Ciência e Tecnologia, Biblioteca Amadeu Amaral, Almoxarifado da Educação e o Centro Municipal de Extensão e Atividades Recreativas (CEMEAR). Não temos efetivo para manter um guarda municipal em cada unidade escolar por 24h, por isso optamos pelo monitoramento eletrônico com câmeras e alarmes modernos. Também estamos fazendo um levantamento e listando todos os prédios públicos para a implantação do mesmo sistema”, ressalta o secretário.

 

Para o prefeito Airton Garcia apesar das escolas serem ambientes para se buscar conhecimento e aprendizagem, é importante serem lugares seguros. “Com esses equipamentos temos a possibilidade de inibir intenções ilícitas, ampliando a segurança patrimonial e dos estudantes, professores e funcionários”, finalizou o prefeito de São Carlos.

 

(03/09/2022)

 

Galeria de imagens

Confira a notícia original ESCOLAS MUNICIPAIS ESTÃO SENDO EQUIPADAS COM CÂMERAS E NOVOS ALARMESEm São Carlos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.