Falece Hartwig Unterberger, artista responsável pelos afrescos da Igreja Santo Antônio da vila Prado

Faleceu no último dia 14 de março o artista plástico Hartwig Unterberger, responsável pelos afrescos da Igreja Santo Antônio da vila Prado.
Unterberger vivia em Munster, na Áustria, e tinha 84 anos.

AS PINTURAS DA IGREJA SANTO ANTONIO DA VILA PRADO

Os anos de 1961 e 1963 são muito importantes na configuração da matriz de Santo Antonio de Pádua, na Vila Prado. Os detalhes, os ornamentos e pinturas internas, hoje existentes, são desta época.

Para o trabalho o Cônego Pêra contratou Karl Hartwig Unterberger, também conhecido como Carlo Untemberge pelos jornais da época, e seu pai que vieram da Áustria em busca de trabalho no inicio da década de 1950, uma vez que, após a Segunda Guerra Mundial, as artes foram relegadas frente às dificuldades econômicas vividas naquele país.

Karl foi o artista responsável pelo conjunto pctórico da Igreja Santo Antonio, composto por entalhes em madeira e pelas pinturas que retratam passagens bíblicas e aspectos da tradição católica. O pai de Unterberger foi responsável por esculpir em madeira as imagens do altar-mor e pla pintura dos painéis em azulejo nas paredes laterais.

“O trabalho de pintura foi feito a partir de esboços que o artista realizava em papel cenário. O desenho das figuras e dos detalhes era traçado a carvão e depois aplicado diretamente na superfície a ser pintada. Com as silhuetas impressas, começava-se propriamente o trabalho da aplicação das tintas, preparadas pelo próprio pintor. Para a pintura, o artista utilizava um andaime de madeira, feito especialmente para isso. Ele trabalhava no alto e, muitas vezes, pintava deitado entre o andaime e o teto” (Aristodemo Daniel de Oliveira – ajudante do artista nas obras da Igreja Santo Antonio na década de 1960 – entrevista cedida em 09 de stembro de 2009).

A iconografia da Igreja Santo Antonio apresenta dois temas principais: o primeiro representa momentos da vida de Santo Antonio e o segundo tema é o do sacrifício, representado por diversas passagens do Antigo e Novo Testamentos.

(Excerto da exposição “A Igreja Santo Antonio de Pádua da Vila Prado”, montada originalmente em 2009 durante o restauro das pinturas internas e ano do tombamento parcial do edíficio pelo Município)

Fundação Pró-Memória de São Carlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *