O “UBER” DE 1960 em São Carlos

As Kombi foram carros muito populares, principalmente a partir dos anos 1970. Na cidade de São Paulo, em 23 de março de 1953, foram lançadas as primeiras unidades importadas da fábrica alemã Volkswagen. No então pequeno estabelecimento, localizado na Rua do Manifesto, bairro do Ipiranga, foram montados 2.820 veículos, sendo eles: 2.268 Volkswagen Sedan e 552 Kombi.


Após obter sucesso nas vendas, a marca decidiu construir uma fábrica no Brasil, não apenas de montagem de veículos, mas também de exportação para toda a América do Sul. No dia 2 de setembro de 1957, em uma fábrica em São Bernardo do Campo, foi lançado o primeiro modelo da Volkswagen produzido no Brasil: a famosa Kombi, que então passou a ter 50% de suas peças e componentes produzidas em território nacional. 


Em São Carlos, a fábrica da Volkswagen foi inaugurada no dia 12 de outubro de 1996 e, atualmente chega a produzir ate 10 milhões de motores, sendo uma das principais fábricas de motores do Grupo.


Até hoje a Kombi é um veículo popular no país e é utilizado para diversos afazeres, despertando a nostalgia de quem já andou ou usou alguma dessas.

Informações: Historia da Volkswagen no Brasil (http://vwbr.com.br/ImprensaVW/page/Historia.aspx); Historia da Volkswagen em São Carlos: (http://vwbr.com.br/ImprensaVW/page/Sao-Carlos-(SP).aspx)

Imagem: kombi da “Auto Lotação São Carlos Ltda”. São Carlos, 1960-1970. Acervo OCD-APH-FPMSC

#PraCegoVer foto em preto e branco, colorida digitalmente, mostrando uma Kombi, modelos dos anos 1960, com letreiro frontal escrito “Taxi” e, abaixo, “Vila Prado”. Do lado direito, na lateral superior do veículo, está gravado na lataria “Auto Lotação São Carlos Ltda.” e na última janela do carro o número “12”. Dentro do veículo há várias pessoas nas fileiras de bancos.

Com informações: Fundação Pró-Memória de São Carlos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.